Cuidados na Construção Cívil durante a pandemia


A pandemia causada pelo Coronavírus é uma realidade e devemos nos adaptar!

Diariamente temos notícias dos vários setores da economia que foram afetados diante a essa nova realidade, principalmente os serviços considerados essenciais.

Com as atividades a todo vapor mesmo com a pandemia, este setor é um dos mais rentáveis da economia e para continuar a gerar empregos e atender as demandas, alguns novos hábitos houveram de ser implementados no dia a dia dos trabalhadores e prestadores de serviço desse ramo.

Os novos hábitos implementados são obrigatórios para conter a disseminação do vírus e manter todos que estão envolvidos nas obras saudáveis, assim como as suas famílias que os esperam em casa todos os dias.

O primeiro passo tomado foi verificar quais setores poderiam trabalhar de forma remota, diminuindo o número de pessoas dentro do canteiro de obras. Com isso, quem trabalha nos escritórios passou a cumprir seu serviço em Home Office.

Medidas em relação à distribuição dos turnos de trabalho também foram implementadas para maior segurança, diminuindo a aglomeração tantos nos canteiros como nos transportes coletivos.

Além dessas prevenções, outras medidas obrigatórias foram tomadas, como os objetos de limpeza e o incentivo aos trabalhadores que façam a higienização correta. O álcool gel, de fato, tem sido um grande aliado neste período pois com ele tem-se 99% de eliminação do vírus, se bem utilizado.

A máscara é outro item indispensável dentro dos canteiros de obras, pois elas diminuem o contágio. Faz-se importante também, alertar os trabalhadores da constante higienização e troca da mesma quando necessário.

Medição de temperatura dos funcionários, limpeza constantes das áreas comuns e de obras, indicação para que os funcionários levem a comida de casa para evitar o uso mútuo de utensílios, férias para aqueles que estão no grupo de risco para manutenção da saúde e da vida. Esses são outros cuidados que o setor de construção civil tem-se atentado para manter a qualidade do trabalho e da saúde de seus colaboradores.

É de extrema importância que essas medidas sejam cumpridas com afinco para que todos os envolvidos estejam devidamente protegidos e possam cumprir com segurança o trabalho!