
Os blocos de concreto, também chamados popularmente de blocos de cimento, possuem formato de paralelepípedo e dois furos grandes na vertical. Eles são utilizados na construção de paredes e muros. Eles foram inicialmente produzidos em 1902 para oferecer mais segurança a casas, hospitais e escolas.
Os blocos de concreto são os mais utilizados na alvenaria estrutural, por isso muitos não lembram que existem blocos para alvenaria de vedação também.
Como o próprio nome já diz, os blocos são feitos de um concreto especialmente desenvolvido para esta finalidade. Na fábrica, o cimento, agregados, água e aditivos são dosados e misturados de forma controlada para garantir a resistência de bloco de concreto.
Após homogeneizar a mistura, a massa obtida é vibrada e prensada dentro de um molde para adquirir o formato do bloco. O desmolde é feito antes da cura do concreto.
Após a desmolda, os blocos são levados para uma câmara com temperaturas médias de 80°C e umidade de 100% para que o concreto atinja a cura rapidamente.
Dois dias após o processo de cura, são realizados os testes de resistência, conferência de medidas e demais características. Somente lotes com resistências e medidas verificadas devem ser postos no mercado.
Fonte: praconstruir